A história política de Aécio Neves

Aécio Neves vem de uma família com forte tradição na política, neto do ex-presidente da República Tancredo Neves e do deputado federal Tristão da Cunha. Nasceu em Belo Horizonte e se formou em economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Minas).

Em sua primeira disputa eleitoral, em 1986, Aécio Neves havia obtido 236.019 votos, o deputado mais votado de Minas Gerais para a Assembleia Nacional Constituinte, que coroou o processo de redemocratização no Brasil. Na eleição de 1998, os mineiros fizeram dele o deputado federal mais votado do PSDB em todo o Brasil e também o deputado reeleito com maior número de votos em Minas Gerais com 185.050 votos.

Aécio Neves nas urnas sempre obteve votações consagradoras. Para o Governo de Minas, em 2002, foram 5.282.043 votos ou 58% dos votos válidos e a maior votação da história do estado até então, eleito em primeiro turno. Tornou-se o primeiro governador de Minas a vencer no primeiro turno. Na reeleição em 2006, conseguiu 7.482.809 de votos, ou o equivalente a 77,03% dos votos válidos, novamente um recorde. Como candidato por Minas Gerais, atingiu a marca de 7.565.377 votos.

Ao ver a biografia do senador Aécio Neves (PSDB) é possível notar que o mineiro iniciou sua dedicação à vida publica ainda jovem. Aos 24 anos, destacou-se como presidente da ala jovem do PMDB, em Minas Gerais, participando do movimento nacional a favor das eleições diretas, a campanha das “Diretas Já”.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s